Estudantes do Gabarito Educação em Uberaba participarão das reuniões do Parlamento Jovem, ao longo do ano, na Câmara Municipal. A jornada promete expandir horizontes acadêmicos e contribuir significativamente para discussões profundas sobre como garantir uma educação de qualidade em todo o estado de Minas Gerais.
Ensino de qualidade
O Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em colaboração com a PUC Minas e as câmaras municipais do estado, ganha destaque em sua edição deste ano ao abordar o tema “Melhorias no Ensino Escolar”. Esse projeto, que envolve 149 municípios mineiros, visa aprimorar o ambiente de aprendizado e promover uma gestão democrática mais eficaz nas escolas.
Em Uberaba, aproximadamente 50 alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade terão a oportunidade de participar ativamente das oficinas formativas, que ocorrerão às quintas-feiras, na Câmara Municipal local. A primeira edição aconteceu no dia 21 de março.
Os encontros deste ano serão norteados por três subtemas essenciais: aprimoramento do ambiente de ensino-aprendizagem, melhoria da aprendizagem com foco no combate às desigualdades educacionais e fortalecimento da gestão democrática nas escolas.
Educação como agente de transformação
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio, Geovanna do Nascimento Rezende e Erick Alves Meirelles, ambos com 17 anos, estão entre os selecionados para participar do projeto, que visa fomentar o engajamento político e cívico entre os jovens.
Para Geovanna, o Parlamento Jovem representa mais do que uma simples oportunidade de engajamento político; é uma plataforma para a realização de mudanças reais. Ela expressa seu entusiasmo com o tema deste ano, destacando a importância de tornar as escolas ambientes inclusivos e integrativos. A estudante demonstra estar pronta para contribuir com soluções concretas para os desafios enfrentados no sistema educacional.
“Sem dúvida, o Parlamento Jovem abriu portas, trouxe inúmeras amizades, proporcionou conhecer realidades às vezes tão distantes e próximas ao mesmo tempo, me tornou mais humana. Aprendi muito sobre Política, Direito, Ciências Humanas e me ensinou que, para ter uma sociedade harmônica, nós devemos saber lutar pelos nossos ideais, pois, com certeza, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo,” diz a estudante.
Desenvolvimento e aprendizados
Erick Alves Meirelles, por sua vez, revela sua motivação para participar do Parlamento Jovem, destacando seu interesse pela Geopolítica e pela política em geral. Ele enfatiza a relevância do tema deste ano e suas expectativas positivas em relação às discussões e às propostas que surgirão ao longo do projeto. “Eu acredito que essa participação contribui, de uma forma muito positiva, na minha vida escolar e como cidadão, pois lá pude aprender muito mais sobre os papéis do Estado, suas funções e obrigações, também aprendi sobre como debater, apresentar ideias, desenvolver soluções para problemas, pensar fora da caixinha, também a ouvir melhor os outros, melhorando muito minha vida escolar e minhas relações interpessoais”, afirma o adolescente.
Ambos os estudantes compartilham a convicção de que sua participação no Parlamento Jovem enriquecerá suas vidas acadêmicas e os capacitará como cidadãos ativos e engajados. Eles expressam o desejo de ampliar o debate dentro das escolas e promover melhorias tangíveis no sistema educacional, demonstrando um comprometimento genuíno com o progresso de suas comunidades. Geovanna e Erick representam uma nova geração de líderes e ativistas comprometidos com a construção de um futuro melhor para todos.
Conexão com o Gabarito
O Parlamento Jovem é uma oportunidade de aprendizado acadêmico e um espaço para o desenvolvimento de habilidades de debate, pensamento crítico e liderança. Os participantes têm a oportunidade de aprender sobre os papéis do Estado, apresentar ideias, desenvolver soluções para problemas reais e fortalecer sua consciência cívica.
O projeto se alinha perfeitamente com a proposta institucional de cultura e cidadania do Gabarito Educação, que busca promover uma educação engajada e conectada com a realidade social e política, de forma que os alunos estejam constantemente envolvidos com questões da atualidade, permitindo-lhes compreender, analisar e debater assuntos locais e globais relevantes.