Pelo terceiro ano consecutivo, o Gabarito participou do Festival Literário de Araxá. O FliAraxá 2025, com o tema “Literatura, Encruzilhada e Memória”, ocorreu entre os dias 1º e 5 de outubro e contou com o incentivo do Colégio para a participação de estudantes e professores, com foco especial no público infantojuvenil.
As vivências artísticas transcendem o nosso fazer pedagógico e permitem vivenciar o poder dos gêneros literários na sociedade. Levamos atividades que fomentam a importância da literatura em nossos projetos e colocam nossos alunos no lugar de protagonistas.
A rede apoiou a proposição e a participação de seus professores em oficinas, mesas e intervenções teatrais, sempre com foco na valorização do processo criativo, das linguagens artísticas e, sobretudo, literárias.
A contação de história “Era uma vez…” com Erika Machado, Rosana Reis e Analee Borges. A encenação “Fragmentos de Antígona” com Livia Maria Chumbinho e três alunas de Uberaba. A oficina “O teatro enquanto processo criativo, coletivo e reflexivo” com Narlo Santos e nove alunos de Uberlândia. Outra oficina “Peritos da memória, detetives da amnésia” com Amanda Vieira. E a mesa redonda “Coisas findas muito mais que lindas: poesia e memória” com Poliana Diniz e outros dois autores.
Ainda durante o evento foi proposto um concurso de redação e desenhos, norteado pelo tema ” A literatura na encruzilhada – O valor do livro e do escritor na vida de um país” entre estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de Araxá. Nossa escola se destacou ficando entre os três finalistas em duas categorias: a de 09 a 11 anos com o 3° lugar Guilherme de Souza Miranda – 11 anos – Colégio Gabarito – Professora Joana Darc Vaz; e na categoria 12 a 15 anos com o 2° lugar para Isa Oliveira Marques – 14 anos – Colégio Gabarito – Professora Michelli Landim, representada pelo diretor Alisson Romualdo.
O Gabarito tem profunda admiração pelo evento, que, em sua 13ª edição, é realizado com conteúdo cuidadosamente pensado, contando com convidados de renome local, regional, nacional e internacional. Isso em um contexto desafiador: produzir arte e cultura fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Nossa gratidão aos organizadores e à curadoria do evento por possibilitarem um espaço para nossos estudantes e professores e pela promoção da cultura em nossa região.