A diretora pedagógica do Gabarito Educação, Cecília Cardoso, a analista pedagógica, Erika Fonseca, e a CEO, Amanda Abdalla, participaram em setembro de um programa de imersão na Finlândia, país reconhecido internacionalmente pela excelência de seu sistema educacional. A iniciativa teve como objetivo vivenciar de perto práticas e estruturas que possam inspirar e enriquecer ainda mais o trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição em Uberlândia.

Entre os locais visitados, estão a Aalto University, uma das universidades mais renomadas do mundo por seu ecossistema, que integra ciência, tecnologia, artes, design e negócios; a Otaniemi Upper Secondary School, de ensino médio acadêmico e profissionalizante; e a Tiistilän koulu ja päiväkoti, escola de educação infantil ao ensino médio. Nessas ins
tituições, as representantes do Gabarito puderam observar de perto desde a arquitetura e a infraestrutura até práticas pedagógicas em sala de aula.
A programação incluiu ainda uma visita à International School of Tallinn, na Estônia – país que atualmente lidera os rankings do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e se consolida como polo de tecnologia e inovação na Europa.
Programa de Imersão
O programa contou com 30 horas de formação sobre o sistema educacional finlandês e a aprendizagem baseada em projetos, com foco em temas como inclusão, estrutura escolar, tecnologia, formação docente e desafios contemporâneos da educação. A agenda incluiu palestras, visitas técnicas e trocas de saberes e experiências em um grupo seleto de profissionais da área.
Segundo Amanda Abdalla, essa experiência amplia horizontes e reforça o compromisso da escola com a inovação e a formação integral dos estudantes:
“Temos a convicção de que os aprendizados adquiridos nessa imersão enriquecerão de forma significativa nossa prática pedagógica. Foi uma oportunidade de compreender como a educação pode ser transformadora, quando alicerçada em valores como confiança, equidade e bem-estar”.
O modelo educacional da Finlândia
A Finlândia se tornou referência mundial em educação após uma profunda reforma iniciada nos anos 1970, que garantiu ensino público gratuito e universal, aliado a políticas de
valorização e formação docente. Com base em valores como confiança, igualdade e bem-estar, o país se destacou em diversas edições do PISA e mostrou que a qualidade do ensino é capaz de impulsionar a transformação social.
O sistema finlandês valoriza a aprendizagem baseada em projetos, o desenvolvimento holístico dos estudantes e a relação de confiança entre escola e sociedade, além de manter um forte compromisso com a equidade educacional.
Ações inspiradas que dialogam com o fazer pedagógico do Gabarito Educação
Com a imersão, foi possível reconhecer que o caminho já está pavimentado e projetar ideias e práticas integradas ao contexto social-histórico e à realidade dos estudantes locais.
Personalização do ensino
Em consonância com o ensino finlandês, o Gabarito Educação busca oferecer aos alunos um percurso único e individualizado. Para valorizar suas escolhas individuais e suas afinidades, os alunos escolhem itinerários formativos, ou seja, atividades específicas para aprofundar seus conhecimentos em áreas de interesse. Da mesma forma, têm acesso a atividades extracurriculares que não compõem o currículo obrigatório, como teatro e modalidades esportivas.
Conselho Estudantil
Na Finlândia, o conselho estudantil faz parte das oportunidades extracurriculares da escola, representando as vozes de todos os estudantes e organizando eventos. No Gabarito, algo parecido já acontece na Unidade Rondon Pacheco, mas serão sistematizados Conselhos de Alunos em todas as unidades da rede, para promover a participação efetiva dos alunos no debate escolar, fomentando a cidadania e a troca de ideias.

Valorização e formação de Professores
A prática finlandesa de valorização do professor, como pilar de sustentação da qualidade educacional do país, encontra ressonância na rede Gabarito. Assim, serão priorizados o Programa de Formação Continuada, políticas de valorização e cuidado, como, por exemplo, a plataforma Zenklub de atendimento psicológico, e a Escola de Professores, programa de apoio ao desenvolvimento de estudantes de licenciatura.
Comunidade De Aprendizagem
As Comunidades de Aprendizagem finlandesas são projetos educativos amplos, que promovem uma educação inclusiva e atuam fora dos limites
da escola.
Na proposta pedagógica das escolas Gabarito já existem dois pilares que dialogam com a ideia de comunidade de aprendizagem: Formação para a Cidadania e Produção do Conhecimento. Além disso, as quadras esportivas são compartilhadas com a comunidade e está prevista a abertura ao público da Biblioteca da Unidade Rondon Pacheco.
Aliando sua reconhecida proposta pedagógica à inspiração na educação da Finlândia, a rede Gabarito reforça seu compromisso com uma educação transformadora, que gere resultados positivos na comunidade e no desenvolvimento integral do educando.
